was successfully added to your cart.

A harmonização orofacial, uma área recente na odontologia, surgiu para criar vantagens estéticas e funcionais para aqueles que buscam harmonizar e suavizar a face. Esse tratamento conta com procedimentos avançados que viabilizam a integração estética do sorriso com a imagem facial.
A odontologia tem ampla área e é dividida entre diversas especialidades. Para realizar a harmonização orofacial do paciente, é preciso entender suas necessidades e planejar de forma integrada, sempre com atenção aos anseios individuais de cada paciente. E isso demanda um tempo clínico muito maior, pois é necessária uma avaliação intra e extra oral criteriosa.
As professoras Andrea Tedesco e Kamila Figueiredo, foram treinadas internacionalmente, e apresentam bases anatômicas e estéticas fundamentadas pela literatura, para palestrar sobre o assunto.

“O profissional que trabalha com harmonização facial deve ter conhecimento amplo sobre a dinâmica do envelhecimento da face. A perda de colágeno que acontece ao longo da vida é uma das responsáveis pela flacidez e perda de sustentação dos tecidos faciais, que devem ser reposicionados com os procedimentos usados na harmonização facial”, afirmou Andrea.

Por conta de todos esses avanços, essa nova área da odontologia vem tratando a saúde, a função e a estética orofaciais de forma conjunta. Há vários procedimentos que estão ganhando espaço e visibilidade nesse mercado:

1- Toxina Botulínica
É o tratamento mais conhecido da área, que pode beneficiar situações como apertamento dentário, bruxismo, dores de cabeça e na articulação temporomandibular, assimetrias faciais, com ganhos funcionais e estéticos inevitáveis.
2 – Bichectomia
É o procedimento cirúrgico que visa remover parte da gordura presente nas bochechas, fazendo com que o paciente pare de morder a mucosa oral internamente e o rosto ganhe uma aparência mais afinada e até mais jovem.
3 – Preenchimento Facial
É o tratamento realizado com ácido hialurônico, material totalmente biocompativel, com a finalidade de devolver volume perdido em áreas especificas da face, remodelando-a e devolvendo função e estética.
4 – Escultura Labial
É o preenchimento dos lábios em regiões especificas com a finalidade de esculpi-los, devolvendo o contorno e o volume perdidos com a idade.

Além desses, outros tratamentos como a recuperação do colágeno perdido, clareamento e lentes de contato dentais, redução da gordura da papada com reposicionamento da flacidez do pescoço, fazem parte da série de procedimentos para alcançar excelência na harmonização orofacial.
Com o objetivo de capacitar o profissional nos assuntos mais modernos e eficazes desta nova área, a Semana Intensiva em Harmonização Facial, acontecerá entre os dias 06 e 10 de novembro, e irá identificar os pontos a serem corrigidos em cada face individualmente, realizando com segurança as técnicas de harmonização e protocolando técnicas a fim de minimizar riscos.